top of page

O tripé do sucesso em compras corporativas



Nesta série de quatro artigos vamos abordar o sucesso em compras corporativas. Existem muitas publicações na internet, livros e cursos sobre o assunto, mas aqui iremos olhar para a questão sob um ponto de vista diferente, partindo de uma visão mais ampla do processo, que vai da requisição ao pagamento e depois detalhando cada uma das macro etapas nos próximos artigos.


Quando perguntamos para um leigo o que ele entende por um sucesso em compras corporativas, provavelmente ele vai responder que é a “compra pelo menor preço possível e o recebimento do produto conforme pedido”. De fato, este ponto é importante e faz parte de uma compra bem-feita, mas não é só isso.


Podemos então ir mais a fundo e dizer que uma compra bem-feita é aquela que você “recebe o produto especificado, no tempo correto e no preço de mercado”. Esta é uma definição mais abrangente, mas também não é completa, porque você pode especificar um produto não adequado às necessidades da empresa, ou seja, você vai receber o produto especificado, mas não o mais adequado.


Uma visão mais holística do sucesso em compras seria então: “receber o produto mais adequado possível para as necessidades da empresa, no prazo correto, com o menor preço possível e sem geração de passivos”. Esta definição é mais abrangente e vai além do pagamento, garantindo que não haverá passivos após a entrega final.


Para atingir este sucesso precisamos de uma série de cuidados e controles, que vão do planejamento e especificação do produto a ser comprado, passando pela negociação e fechamento do contrato, até a gestão da entrega e pagamento ao fornecedor.


Para melhor ilustrar vamos dividir uma compra corporativa em 3 macro etapas:


1 - PLANEJAMENTO E ESCOPO

  • Planejamento da compra

  • Especificação técnica

  • Requisição de Compras

2 - CONTRATAÇÃO

  • Seleção do fornecedor

  • Negociação comercial

  • Elaboração do contrato

3 - RECEBIMENTO E GESTÃO DO CONTRATO

  • Inspeção de recebimento

  • Pagamento

  • Avaliação do fornecedor

Definindo as macros etapas do processo de compras corporativas, temos:


1 – PLANEJAMENTO E ESCOPO


Esta primeira macro etapa é de responsabilidade de quem utiliza o produto, ou seja, o usuário interno, normalmente conhecido como “requisitante”. Por produto entende-se qualquer material, serviço, equipamento ou insumo a ser comprado.


O principal objetivo aqui é planejar as necessidades com a antecedência necessária e especificar corretamente o produto. O planejamento correto irá permitir uma compra normal, sem urgências e atropelos. A especificação correta permitirá receber o produto mais adequado à necessidade da empresa, otimizando a relação custo x benefício.


2 – CONTRATAÇÃO


Macro etapa de responsabilidade da área de Compras. Seu desafio é escolher o melhor fornecedor e negociar as condições mais vantajosas para a empresa, levando em consideração os aspectos comerciais e técnicos.


A segurança jurídica, através de um contrato bem redigido que reflete exatamente o que foi acordado com o fornecedor, é também um objetivo desta macro etapa.


Outro objetivo não menos importante é o tempo gasto entre o recebimento da demanda do usuário interno (escopo) e a autorização do fornecimento ao fornecedor contratado. É o que chamamos de “lead time de compras”. Este tempo, somado ao tempo de fornecimento, tem que ser suficiente para atender a demanda da empresa.


3 – RECEBIMENTO E GESTÃO DO CONTRATO


Nesta última macro etapa a empresa precisa garantir que está recebendo o produto comprado no prazo e nas condições negociadas e sem a geração de passivos.


Após garantidas as condições de recebimento, a empresa deve efetuar o pagamento ao fornecedor, também nas condições negociadas na macro etapa anterior.


A avaliação do fornecedor conclui a macro etapa, realimentando o processo de compras e estimulando a melhoria de desempenho de toda a cadeia.


Paralelamente a estas atividades do fluxo básico de compras, temos as ferramentas de apoio, sejam elas tecnológicas ou de gestão:


TI


Os softwares utilizados pela área de Compras contribuem para a celeridade e segurança do processo. Auxilia no cumprimento do procedimento definido pela empresa e na manutenção dos registros de cada operação para futuras verificações em auditoria – contribuindo também para o compliance.


Os principais softwares utilizados nas compras corporativas são os ERP’s (Enterprise Resource Planning), que integram as compras com as demais áreas como operações, contabilidade e contas a pagar, os “e-Procurement” que possuem funcionalidades específicas para a área de Compras e outros softwares específicos, que visam facilitar a integração inclusive com outras áreas- exemplo: área jurídica da organização.


AUDITORIAS


Auditorias internas e externas são ferramentas que verificam a conformidade das 3 macros etapas. Elas precisam ser periódicas, independentes e específicas.


APOIO DE OUTRAS ÁREAS


O processo de compras necessita também do apoio de outras áreas da empresa como o Jurídico, o Compliance Office, a Segurança do Trabalho, dentre outras.


Cada uma destas áreas pode contribuir com assessoria ao processo ou assumindo responsabilidades de execução em alguma etapa.


A segregação de função é importante para garantia do compliance e redução de fraudes. Quem requisita não deve comprar, quem compra não deve receber e quem recebe não deve pagar.


O zelo pelo cumprimento correto das macros etapas garante o sucesso nas compras.


Nos próximos artigos vamos detalhar mais cada uma destas 3 macros etapas.


Autores: Átila Gomes e Adalberto Oliveira

Fale Conosco

Conheça hoje mesmo as soluções que podem impulsionar os resultados da sua empresa.
Fale conosco utilizando uma das formas de contato abaixo.

Átila Gomes
Adalberto Oliveira

Obrigado(a)

whatsapp.png
bottom of page